Projecto Inkscape

 
 
 PROJECTO FINAL – PARTE DA FRENTE DA T-SHIRT

 

 

 PROJECTO FINAL – PARTE DE TRÁS DA T-SHIRT

 

            A primeira actividade que a turma realizou na disciplina de Oficina de Multimédia teve o nome de Projecto Inkscape. A proposta consistiu no seguinte: tendo como base os subtemas de Área de Projecto, no meu caso a Fotografia, cada aluno tinha que criar um trabalho vectorial que representa-se de certo modo, e com o menor texto possível, uma imagem representativa desse mesmo subtema, sendo a sua finalidade a estampagem do projecto final em t-shirts, que posteriormente seriam expostas num espaço do Colégio.

            Ao princípio confesso que as ideias que surgiam eram poucas e medíocres, pois embora o meu subtema desse para ser representado de diversas formas, nenhuma em concreto me iluminava a mente. No entanto, e com a ajuda do Professor, comecei a pesquisar na Internet imagens que de certa maneira me poderiam levar a formar uma ideia sólida e agradável.

            Durante a primeira semana do Projecto Inkscape, entre 4 a 10 de Outubro, a nossa função foi trabalhar e pesquisar quais os conteúdos do programa, o que este nos podia oferecer e até que ponto nos podíamos suportar nele para a realização do projecto final. Foi tida como a Semana das Experiências. Todavia, eu estava demasiado embrenhada na realização do que eu achava ser o meu projecto final, que acabei por negligenciar o propósito da semana.

            É então que na Segunda-feira seguinte, 11 de Outubro, chego à conclusão que afinal a ideia que tinha em mente, por mais agradável que aparentasse ser, levaria mais do que cinco dias a ser concluída, pois a data de entrega era a 15. Decidi, por isso, fazer outros esboços, partindo da pesquisa que fui fazendo, tentando chegar a uma outra ideia interessante e com uma maior rapidez de execução.

PRIMEIRA IDEIA PARA O PROJECTO INKSCAPE

SEGUNDA IDEIA PARA O PROJECTO INKSCAPE

         TERCEIRA IDEIA DO PROJECTO INKSCAPE

PLANIFICAÇÃO DA IDEIA FINAL PARA O PROJECTO INKSCAPE

               É importante dizer que a minha primeira ideia consistia na vectorização da fotografia apresentada, dando-lhe uma representação de cartoon, onde acrescentaria cordas entre as janelas, que serviriam como estendais onde punha, em vez de roupa, fotografias a secar, tal como acontece num laboratório de Fotografia. Também a segunda ideia seria a vectorização de um desenho meu, tendo este, de certa forma, um carácter de desenho animado. Já a terceira, consistia na elaboração de uma máquina fotográfica, onde esta expeliria, através da óptica, expressões utilizadas pelas pessoas quando estão num momento fotográfico e até fotografias da minha autoria. No entanto foi o quarto projecto  que prevaleceu acima dos outros e se tornou o meu projecto final Inkscape. Tem como principal ideia a expulsão de fotografias que podem ser tidas como banais e sem qualquer espírito fotográfico. Sendo assim, dei-lhes a sensação de estarem a cair da câmara e, ao mesmo tempo, serem arrastadas pelo vento para fora da t-shirt. A parte de trás explica a mensagem que a minha imagem pretende transmitir. Os trabalhos finais do Projecto Inkscape, serão estampados em t-shirts brancas e expostas no Bar Principal do Colégio de Lamas.

Para além de todas estas ideias, ainda fiz duas “brincadeiras” com o Inkscape referentes ao tema de Área de Projecto.

            Como reflexões finais resta-me dizer que, apesar que não ter executado o meu trabalho da melhor maneira possível, nem de uma forma passível, fico contente por este ter ficado interessante, com algum rigor quanto a sombras e às próprias formas, com uma ideia engraçada e um formato apelativo. Levo como principal ensino para trabalhos vindouros a melhor organização temporal que preciso de ter no sentido de realizar os trabalhos propostos de forma mais tranquila e racional.

            Espero que tenham gostado e que comentem!

                       Obrigado e saudações a todos.



Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Projecto Inkscape

  1. uau que fixe…-.-

Deixe uma Resposta

