Expo Xangai 2010

 

Logotipo da Expo Xangai 2010

          Terminou hoje, dia 31 de Outubro, a Expo Xangai 2010. Esta, que inaugurou a 01 de Maio foi a maior exposição universal de sempre, tendo recebido mais de 240 países e organizações nas suas instalações. Bateu também o record de maior afluência, desde a Expo de Osaka em 1970, com cerca de 72 milhões de visitantes.

Pavilhão Português revestido de cortiça

          No entanto, também o Pavilhão de Portugal esteve de parabéns. Recebeu o prémio de Design e Arquitectura, pelo Bureau International des Exhibitions. Este prémio foi avaliado tendo em conta a fachada exterior do pavilhão, o desenho arquitectónico e as técnicas de construção usadas, tendo como base o tema da Expo, “Better City, Better Life” (Melhor Cidade, Melhor Vida).

 

          O arquitecto desta grande obra (cerca de 2 mil metros quadrados), Carlos Couto, disse, em entrevista ao Jornal de Notícias do dia 30 de Outubro, ter ficado muito satisfeito e honrado com a vitória deste prémio, uma vez que ele considera que foi a obra que mais prazer lhe deu a realizar dos últimos 20 anos. Disse também que o facto do pavilhão ter sido totalmente revestido a cortiça, fez com que houvesse uma maior divulgação do material, num país onde este era pouco conhecido. Para comprovar tal afirmação basta dizer que os paineis mais junto ao chão tiveram que ser trocados com alguma frequência, uma vez que eram muitas as pessoas que retiravam um bocadinho do material tipicamente português para recordação.

          Para além deste prémio, o Pavilhão Português destacou-se, não só pelo número record de visitantes, cinco milhões, um número nunca antes antigido em exposições universais anteriores, mas também pelo furor que pratos típicos portugueses fizeram entre os visitantes: a sopa e os pastéis de nata foram dos mais procurados, tendo este doce de Belém chegado à modesta quantia de 2 milhões de unidades vendidas.

Pavilhão Português à noite

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s