Fotógrafo Eduardo Serra

 

            Depois de ter visto uma reportagem do tão aguardado filme “Harry Potter and the deathly hallows”, parte I, especificamente sobre o seu director de fotografia, Eduardo Serra, decidi pesquisar mais acerca deste nome que, infelizmente, ainda não conhecia.

           Digo infelizmente, pois ao longo da pesquisa, descobri que afinal esse nome, desconhecido para mim, era sonante no mundo da fotografia e do cinema mundial!

        

Eduardo Serra

           Eduardo Serra nasceu em Lisboa a 2 de Outubro de 1943. Decidiu ir viver para Paris, e foi aí, em 1966, que se licenciou em cinema na École Louis-Lumíere. Mais tarde, em 1970, tirou um segundo curso, desta vez em Letras – História da Arte e Arqueologia, na Universidade Sorbonne – Paris.

            Começou a sua vida profissional como fotógrafo, mas devido ao seu talento, depressa começou a ascender na carreira de fotografia, chegando ao lugar de director fotográfico em vários filmes, muitos deles de grande nome mundial.

           1997 e 2004 foram tidos como os pontos altos da sua carreira, pois foram nestes mesmos anos que Eduardo Serra foi nomeado para um Óscar, na categoria de Melhor Fotografia, nos filmes “The wings of the Dove” (1997) e “The girl with pearl earning” (2004). No entanto, nunca foi o feliz contemplado em nenhuma das nomeações. Apesar disso, ainda em 2004 foi distinguido por Jorge Sampaio, Presidente da República nesse ano, recebendo assim a  Ordem do Infante D. Henrique (comendador).

           Embora não seja ainda um prémio material, poderá brevemente o ser. Refiro-me ao filme a que Eduardo Serra foi convidado a dirigir este ano: “Harry Potter and the deathly hallows”, parte I. Com um orçamento de 450 milhões de dólares, o fotógrafo, em entrevista ao Jornal de Notícias do dia 17 de Novembro, diz ter sido “uma coisa única”, a de integrar na lista de pessoas a fazer parte do filme, pois para além de possuir um enorme orçamento, todos os materias necessários e as melhores tecnologias, o director realça o espirito de entre ajuda e familiaridade que há entre todos os que contribuiram para que este filme se realizasse. Figura já confirmada para a segunda parte do último filme da grandiosa saga da escritora J. K. Rowling, resta-nos torcer para que o mais internacional e conceituado director de fotografia português, arrecade o Óscar no Kodak Theatre, Los Angeles, pois como diz o velho ditado popular: “À terceira é de vez!”

           Para saber mais acerca dos prémios conseguidos, podem visitar o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Serra

           Para ler toda a reportagem feita pelo Jornal de Notícias a Eduardo Serra, vejam este site: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/interior.aspx?content_id=1712816

 

           Algumas fotografias de Eduardo Serra:

Filme Defiance, 2008

Filme Defiance, 2008

Filme Blood diamonds, 2006

Filme The girl with a pearle earring, 2004

Filme The girl with a pearl earring, 2004

Filme Harry Potter and the deathly hallows parte I, 2010

Espero que gostem e que comentem.

Até ao próximo post!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s