ARQUITECTURA – Prémios “Wallpaper”

Durante 2010, muitas foram as residências privadas construídas em todo o mundo. No entanto, poucas ficaram internacionalmente conhecidas, e ainda menos ganharam o prémio Wallpaper, criado pela revista britânica de Arquitectura e Design do mesmo nome.

Apenas cinco conseguiam tal proeza! Os projectos estão localizados nos Estados Unidos da América, na Suíça, no Brasil, na Suécia e no Chile.

A primeira habitação premiada foi a “Villa Metamorfosis”, na paisagem do Woodstock, nos E.U.A. O arquitecto deste projecto foi Ben Ryuli Miyagi, que utilizou a simplicidade da casa com um telhado plano, e acrescentou lâminas de policarbonato e cúpulas. O próprio arquitecto baptizou a construção de “paisagem da mitologia geométrica”.

Para visualizar mais imagens:

http://architecturephoto.net/en/2010/03/villa_metamorphosis_by_ben_ryu.html

 

A segunda construção foi a “Villa Val”, na Suíça. Desenhada pelos arquitectos Bjarne Mastenbroek e Christian Muller, esta habitação tem como principal característica o local onde foi construída, no interior de uma montanha -como uma gruta – e o facto de contribuir para o melhoramento ambiental, já que é alimentada essencialmente a energia eólica.

Para visualizar mais imagens:

http://yourhomyhome.com/villa-vals-is-designed-by-bjarne-mastenbroek-and-christian-muller/

 

A terceira habitação premiada foi a “Grécia House”, de Isay Weifeld. Situa-se em São Paulo, numa das zonas mais concorridas da cidade. Está situada no meio de um jardim e a inovação está presente nas fachadas de betão que podem ser deslocadas, permitindo mais ou menos privacidade em várias zonas da casa.

Para visualizar mais imagens:

http://www.openbuildings.com/buildings/grecia-house-profile-5564.html

 

O penúltimo projecto eleito foi dos arquitectos Jonas Elding e Johan Oscarson. A casa intitula-se “Townhouse” e situa-se no povoado sueco de Landskrone. Sem dúvida, o que é de salientar é a estrutura da construção, o espaço onde se situa – no meio de duas pequenas casas tradicionais -, o espaço interior bem aproveitado pelos arquitectos e ainda a luz natural que entra pela construção (outro pormenor em benefício do ambiente).

Para visualizar mais imagens:

http://buildipedia.com/go-green/item/1166-elding-oscarsons-green-landskrona-townhouse

 

Por fim, a quinta habitação a ser premiada pela revista Wallpaper foi a “White House”, situada em Marbella, no Chile. Esta obra foi executada nos estúdios japoneses Toyo Ito e a sua principal característica é a excêntrica construção dos tectos em cristal. Esta casa encontra-se um planalto e tem como material predominante a pedra. A sua forma é elíptica ovalizada.

Para visualizar mais imagens:

http://www.archdaily.com/35756/white-o-toyo-ito/bathrooms-details/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s