Relatório do Projecto de Vídeo – Vá à Cidade!

Título do trabalho: VÁ AO CINEMA!

Elementos do grupo: Cátia Fernandes, Isa Afonso, Rafaela Ramos e Ricardo Belinha

 

No âmbito da disciplina de Oficina de Multimédia, a turma 12ºB realizou um projecto, em grupos de quatro elementos, onde o tema principal era a criação e realização de um mini filme, com a duração máxima de 10 minutos.

A primeira fase do projecto consistia na pesquisa de vários géneros de filmes, como os tradicionais Drama, Comédia, Terror, Western, passando pelos anúncios publicitários e ainda pelos vídeos caseiros. Depois do grupo ter pesquisado alguns vídeos no site Youtube, começou a formar as suas próprias ideias, apontando todas, inclusive aquelas que ao princípio pareciam descabidas e sem contexto ao trabalho pedido. Estávamos na fase do Storyboard.

Depois de algumas ideias e do desânimo começar a recair sobre o grupo, eis que há uma brilhante sugestão: porque não, e em vez de se fazer um filme tradicional, só com um género, não se fazer um mix de todos eles? – Boa ideia achámos nós! – E então porque não juntar os principais géneros num global?

Postas todas estas perguntas e respostas que foram aparecendo ao ritmo da chuva, o grupo chega à conclusão final: criar um anúncio publicitário, incentivando o receptor deste a ir mais vezes ao cinema. Para isso, iria-se mostrar pequenas cenas objectivas dos principais géneros, como se alguém estivesse a fazer zapping na televisão e, por fim, acabaria com uma frase e com o logótipo da empresa cinematográfica fictícia, inventada pelo grupo.

O nosso principal problema nesta fase é que faltava, sensivelmente, uma semana para a entrega do projecto final, e como se isso já não fosse bastante preocupante, ainda um dos elementos do grupo ficou lesionado no pé, o que fez com que algumas das cenas e géneros tivessem que ser eliminadas, pelas razões óbvias. No entanto, o grupo, sendo bastante valente e ciente das suas capacidades e ambições, não desistiu e “pôs mãos à obra”!

Para tornar as filmagens mais fáceis e de maior rapidez de execução, o grupo elaborou um guião/argumento com o que iria ser representado em cada género. Depois, realizou uma tabela, com os locais de filmagem, figurinos, adereços, alunos que iriam fazer os principais papéis, sons/músicas e ainda dias de filmagens em que cada género iria ser filmado. Tudo este trabalho prévio impediu que o grupo se esquecesse de coisas essenciais e que fosse mais prático e profissional durante todas as filmagens.

 

 

 

LOCAL DE FILMAGEM FIGURINOS ADEREÇOS ACTORES SONS/ 

MÚSICAS

DIAS DE 

FILMAGEM

GÉNEROS
Drama Praia de Espinho Roupa normal Carta Isa/ 

Rafaela

Nicholas Hooper – Drumbledore’s Foreboding 4ª feira 

tarde

Terror Auditório do Colégio Capa preta Faca 

Máscara

Ricardo 

Cátia

Marilyn Manson – Resident Evil 2ª feira 

manhã

Romance Jardim de Espinho Roupa normal Ricardo 

Isa/Cátia/

Rafaela

Matthew McGhee – My Heart 4ª feira 

tarde

Animação Monsters Inc. Jazz Soundtrack 2ª feira
Acção Parque de estaciona-mento do Colégio Roupa normal Gorro 

Pistola

Algemas

Óculos de sol

Ricardo 

Isa

James Newton Howard – Chase Across D.C. 3ª feira 

tarde

Western Descampado 

Sta. Maria de Lamas

Camisas de ganga 

Saias

Chapéus 

Botas

Revólver

Coldre

Lenços

Cátia 

Rafaela

The Good, The Bad & The Ugly 6ª feira tarde
Mudo Bloco V do Colégio Roupa normal Rafaela 

Ricardo

Charlie Chaplin 5ª feira 

tarde

Documentário Nicholas Hooper – School! 5ª feira 

tarde

Guerra Quartel de Paramos Disturbed – Indestructible

 

Depois de tudo isto, realizado na aula de sexta-feira, dia 25 de Março, o grupo planeou começar as filmagens na segunda-feira próxima.

Começamos pelo Terror. Já com tudo o que era preciso para a realização do vídeo, o grupo começou por colocar as suas máquinas amadoras nos ângulos pretendidos e deu indicações e dicas aos alunos que iriam desempenhar os papéis. Tendo sido as nossas primeiras filmagens, este foi talvez o género que mais tempo demorou a fazer, pois a experiência era pouca e havia coisas que só à segunda ou terceira tentativa é que corria como planeado. No entanto, deu-nos bastante gozo e conseguimos fazer tudo dentro do espaço de tempo mais ou menos planeado.

A história basea-se numa rapariga normal que depara-se com um corpo coberto por uma longa capa – a Morte. Estando ela aterrorizada, tenta a todo o custo, esconder-se desse vulto, mas quando menos espera, é surpreendida por ele, que lhe esfaqueia, matando-a.

Já na terça-feira, e como só tínhamos oportunidade de filmar de tarde, apenas conseguimos filmar um género, a Acção. Para estas filmagens contámos com a preciosa ajuda do Professor da disciplina, Daniel Pedrosa, que já tendo muito mais experiência que os alunos, ajudou-nos, deu-nos dicas e incentivou-nos a fazer cenas diferentes e criativas. Para além de nos termos divertido muito, as filmagens demoraram cerca de 1hora e 30 minutos, um tempo bastante bom, comparado com o utilizado no dia anterior.

As cenas mostram um episódio em que um ladrão está a tentar roubar um carro, quando é surpreendido por um polícia. Depois de uma pequena perseguição, lá o polícia acaba por agarrar e empurrar o ladrão para o chão, prendendo-o.

Na quarta-feira, o grupo decidiu que iria utilizar essa tarde livre, das 12h30m às17h, para filmar os géneros que teriam que ser gravados num espaço mais longe do Colégio, nomeadamente na cidade de Espinho. Depois do almoço, o grupo, na companhia da colega de turma Lília – que deu uma ajuda preciosa nas filmagens – partiram rumo à praia para fazer as gravações do género Drama. Este consistia na história de uma mulher, que farta e desiludida coma vida que tinha, decide deixar uma carta de despedida ao seu amor, declarando que já não conseguia continuar a viver. Enquanto a declamação da carta, vê-se a própria a aproximar-se do mar e a suicidar-se, afogando-se.

Apesar das reticências do grupo face ao estado do mar, lá acabou por correr tudo bem, tendo a aluna que desempenhou o papel estado super à vontade dentro de água, tendo aproveitado para dar uns quantos mergulhinhos. A água estava a uma temperatura bastante boa, para a época do ano!

Depois de nos termos secado e vestido, fomos filmar o género Romance para os jardins à frente da Câmara Municipal de Espinho. As gravações foram breves, pois o que era pretendido era mostrar simplesmente uma cena romântica entre dois jovens, algo simples de realizar.

Durante esta tarde, o grupo conseguiu adiantar muito o trabalho e, apesar do tempo cinzento e das dificuldades motoras de um dos elementos do grupo causadas pela lesão, a qualidade e quantidade de filmagens surpreendeu pela positiva o grupo.

Já na quinta-feira, o grupo só pôde filmar o género Mudo, uma vez que com as aulas no período da manhã e de tarde, apenas sobrava sensivelmente a hora de almoço para poder filmar. Perante este cenário, o grupo elaborou uma história simples, baseada nos famosos filmes do actor Charlie Chaplin, que desempenhava a personagem Charlot. Utilizamos assim técnicas e características básicas do género: vídeo a preto e branco, história objectiva e ainda o andar cómico e apressado do actor. A história trata uma pequena perseguição amigável de dois elementos do grupo, onde um não consegue apanhar o que se encontra na dianteira, por ter que se auxiliar nas canadianas para conseguir andar. No fim ouve-se um estrondo, como algo a partir-se; o que podemos pressupor que esse actor se tenha desequilibrado e caído pelas escadas.

Por fim, na sexta-feira, o grupo foi filmar, para um descampado perto do Colégio, o género Western. Aí, e apesar de nos filmes tradicionais os homens serem os actores principais, nas nossas filmagens, optámos por usar duas alunas; primeiro porque só havia um elemento do grupo rapaz e em segundo porque tornaria as filmagens mais interessantes e criativas. A história era assim um duelo entre duas cowgirls, que disputavam terras e cabeças de gado.

Foi muito engraçado e divertido fazer as gravações deste género, pois para além das duas alunas que interpretavam os papéis terem passado uma enorme vergonha, ao serem motivo de conversa de muitas pessoas que passavam, também a dificuldade que tínhamos ao nos concentrarmos fez com que nos apercebe-se-mos do quão difícil é para os actores, desempenharem determinados papéis.

Quanto ao género Animação, que o grupo fez questão de colocar no seu filme, por ser bastante importante e merecedor de grandes prémios como os Óscares, ficou a cargo da Cátia, que devido ao seu imenso talento no programa Inkscape, iria realizar um óptimo trabalho. A aluna Rafaela ficou responsável pelo género Documentário, também muito importante no mundo cinematográfico. Ao ter um aquário em casa, facilitou muito as gravações desta pequena cena. Por fim, o género Guerra foi gentilmente gravado pelo pai de uma aluna do grupo, que não se importou de dar as suas filmagens de exercícios do Exército, para um melhor e mais completo trabalho.

Para além de tudo isto, o grupo ainda decidiu utilizar as filmagens mais cómicas para acrescentar, no final do vídeo, juntamente com a ficha técnica, – um género de Making Of. Esta foi uma parte muito engraçada, pois as figuras cómicas que os alunos faziam ao interpretarem os papéis eram mesmo muito divertidas, o que fez com que o grupo ao editá-las não tivesse parado de rir.

 

Durante toda esta semana, em que decorriam as gravações, o grupo optou por dividir os géneros pelos elementos, tornando mais fácil toda a parte da edição.

Todos trabalharam com o programa cedido pelo Professor: o Adobe Premiere Pro CS4. Como já tínhamos experiência em trabalhar com o software, uma vez que tínhamos realizado um projecto de vídeo anterior, a edição tornou-se fácil de realizar. No entanto, e uma vez mais, o que estava a preocupar o grupo era mesmo o prazo de tempo para a entrega dos trabalhos. Sendo assim, os elementos decidiram juntar-se no Domingo, para ajustamentos finais, reparações que tinham que ser feitas, amostra das edições aos outros elementos do grupo, as gravações das vozes off presentes no género Drama e no género Documentário (ambos declamados pela Cátia) e ainda a escolha da banda sonora que iria ser inserida em cada género cinematográfico.

Já na aula de segunda-feira, dia 04 de Abril, o grupo esteve a compilar todos os ficheiros de cada género num único, acrescentando a imagem introdutória, a frase da publicidade e o logótipo da empresa cinematográfica fictícia, bem como alguns efeitos que tinham que ser colocados nos vídeos, como é o caso do Crop, na parte final do género Western. Finalmente, e ainda nessa aula, exportámos o vídeo para o formato MPEG2, 720p 25.

 

Em baixo pode-se visualizar tanto os printscreens de cada género e do vídeo, depois de compilado, bem como o exportado, servindo este como vídeo final e de avaliação. Este último encontra-se no site Youtube, mas também pode ser visualizado aqui:

Ilustração 1 – Printscreen do género Acção

Ilustração 2- Printscreen do género Documentário

 

Ilustração 3- Printscreen do género Drama

Ilustração 4- Printscreen do género Guerra

 

Ilustração 5- Printscreen do Making Of

Ilustração 6- Printscreen do género Mudo

Ilustração 7- Printscreen do género Romance

Ilustração 8- Printscreen do género Terror

Ilustração 9- Printscreen do género Western

Ilustração 10- Printscreen do Vídeo Final

 

Como conclusões finais, o grupo tem que agradecer tanto ao Professor, como aos Encarregados de Educação, como à Lília pela ajuda prestada ao grupo e à elaboração deste projecto.

Todos os elementos gostaram muito de realizar o mini filme, na companhia uns dos outros. O espírito de equipa foi enorme, as ideias propostas foram ouvidas e sabiamente discutidas, o trabalho foi realizado com afinco do início ao fim, tendo a dedicação, o gosto pelo trabalho, as ambições do grupo e claro está, a boa disposição das filmagens proporcionado, na opinião de todos, um trabalho muito bom, com alguma qualidade profissional, face aos meios disponíveis, uma ideia totalmente criativa e perfeitamente viável para o mercado de trabalho.

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s