Relatório do Projecto de Animação – Separador do canal televisivo180

Boa noite a todos!

Estamos na recta final para o  terminar deste 12º ano.  Como era de esperar, os nervos estão “à flor da pele”, uma vez que para muitos de nós, a mudança vai ser grande – com a entrada para as diversas faculdades.

No entanto, e antes de pensarmos nas praxes, nos novos colegas e da nova cidade que nos acolherá, ainda muito trabalho teve e tem de ser feito, como é o caso da realização do projecto de 3º período da disciplina de Oficina de Multimédia – já referenciado num post anterior – o separador de um novo canal cultural, 180, tendo como base a Animação.

Posto isto, e depois da turma ter optado por esta ideia, separam-se os alunos, a fim de trabalharem a pares. A minha dupla foi o aluno Ricardo Belinha.

Numa primeira fase, a da pesquisa, confessámos que foi complicado termos ideias para o trabalho, uma vez que é relativamente difícil realizar um vídeo com máximo 10 segundos de exibição. Mas inesperadamente surge algo nas nossas cabeças… Porque não criar uma versão mais moderna do jogo Tetris, em que as peças na sua junção formariam o número 180?

Falamos com o Professor responsável pela disciplina, que se mostrou interessado com a ideia e que nos disse para avançar com o trabalho! Sendo assim, começamos a realizar a pesquisa.

A primeira coisa que fizemos foi jogar o jogo Tetris online, para nos apercebermos da sua constituição. Depois de termos conseguido uma pontuação razoável, o Ricardo desenhou as diversas peças, em variadas cores, no programa Inkscape. Mal este terminou, começamos logo a fazer a produção do separador, colocando frame a frame as peças, tendo como objectivo a indicação de movimento.

Quando esta primeira parte terminou, juntamos as palavras Game Over criadas por nós, tal como aparece no verdadeiro jogo. Na nossa ideia inicial, o separador terminaria assim. No entanto, não estamos totalmente satisfeitos com o resultado, por isso acrescentamos uma espécie de construção, partindo das peças já montadas, que delineariam os número 180, acabando o projecto com o logótipo do canal.

Aquando da finalização de toda a Animação, achámos que ainda não estava perfeito. Com a colaboração do Professor, chegamos à conclusão de que precisávamos de algo que desse mais ritmo e ligação do jogo Tetris ao nosso trabalho. Criamos assim uma banda sonora!

Esta divide-se em três partes: a primeira é a nossa adaptação à música real do jogo; a segunda são vozes de desilusão e descontentamento com o que se visualiza no pequeno filme; já a terceira são vozes eufóricas e divertidas com o que se presencia.

Ao ler este relatório, é verdade que se pode ficar confuso com a ideia do separador. Todavia peço-vos que continuem, pois o resultado final vale a pena!

Depois da gravação das nossas vozes, fizemos a sua edição no programa Adobe Soundbooth. O resultado final transferimos para o programa Adobe Flash, onde compilamos o som com o vídeo. Finalmente exportamos o trabalho, criando um separador para o canal 180!

Sendo nós uma dupla super aplicada e com objectivos muito bem definidos, conseguimos acabar o trabalho antes do prazo estipulado. Aproveitamos assim para realizar outros separadores no fim de semana, mais numa versão de experiências. Especificamos o tema  (que se pode ver nos dois últimos vídeos) e cada um realizou um trabalho. Já na aula de apresentação, o Professor deu 90 minutos da aula para fazer pequenas modelações e preparações para as apresentações dos trabalhos. Durante este tempo, ainda deu para nós vermos as duas experiências e adicionar sons, que editamos no Adobe Soundbooth, utilizando gravações feitas por mim para o Projecto Aúdio, do 2º período.

Já na apresentação, achamos que esta foi bem sucedida, tendo os restantes alunos e Professor gostado dos nossos separadores para o canal 180!

Como conclusões finais resta-nos dizer que gostamos de realizar este projecto, uma vez que trabalhamos com um novo programa – Adobe Flash – que a nosso ver é muito bom e de fácil utilização. Para além disso, também o tema era interessante o que fez com que adesão fosse maior. Já pessoalmente, gostei muito de trabalhar com o Ricardo, uma vez que ele é também um aluno dedicado, empenhado, criativo, original e sempre cheio de boa disposição!

Concluimos este post na esperança de que vocês gostem dos nossos trabalhos, comentando e dando opiniões sobre estes!

Até breve!

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